Machado de Assis

Contos de Machado de Assis - Volume 4

O tema dos contos reunidos no volume 4 da série organizada por João Cezar de Castro Rocha é a dissimulação e vaidade. Como já comentei antes, nos volumes anteriores, foi interessante a opção do organizador por colocar os contos em ordem cronológica pois possibilita que o leitor acompanhe a evolução do escritor.


O primeiro conto, por exemplo, data de 1868 e o último de 1906. …

A Mão e a Luva - Machado de Assis`

Em suas primeiras obras, Machado ainda estava influenciado pelo romantismo, muito embora já mostrasse traços do realismo e da fina ironia que iria permear sua obra posteriormente. Pode-se dizer que A Mão e a Luva é uma obra romântica, ou quase.

Este quase vai pelo toque de Machado. Sua horoína não é perfeita. Embora tenha uma natureza boa, ele não deixa de apontar-lhe os defeitos. …

Contos de Machado de Assis

5c0d0dce-ad40-4341-83ac-8c6d275d9bdf

Volume 1: Música e Literatura

Organizado por João Cezar de Castro Rocha


Confesso que nunca tinha lido um conto do Machado. Sempre esteve claro para mim que tratava-se de um romancista, o que evidentemente, vejo agora, estava errado. Machado era também um gênio como contista e este livro é uma boa amostra de seu talento.

Castro Rocha organizou os contos por afinidade de temas e em ordem cronológica. …

Contos de Machado de Assis - Vol II

2549323g

Organizado por J. C. C. Rocha

Editora Record

Um dos romances mais marcantes da carreira de Machado foi Dom Casmurro. Mais do que o adultério em si, a estória de Bentinho mostrava a força arrasadora do ciúme. Nestes contos, em ordem cronológica, podemos observar fragmentos do pensamento do grande escritor que culminaria na sua grande obra sobre o assunto.

Memórias Póstumas de Brás Cubas - Machado de Assis

Para muitos este livro de Machado foi o divisor de águas em sua obra. Foi o momento que se libertou e assumiu seu estilo próprio, que o estabeleceria como  o maior escritor brasileiro da história.

A narrativa inicia-se com a morte de  Brás Cubas. Livre das amarras da vida ele conta sua históri com reflexões irônicas e muita franqueza. …

Casa Velha

Em seus primeiros livros, Machado abordou o mesmo tema em quatro diferentes obras, o da acensão social. A Mão e a Luva, Helena, Iaiá Garcia e Casa Velha retratam mulheres que por obra do destino passam a conviver em um extrato social a que não pertencem. O escritor tentava exorcizar seus demônios como conta Lucia Miguel Pereira em sua indispensável biografia do autor. 


u© MARCOS JUNIOR 2013