William Shakespeare

Antônio e Cleópatra

imgres

Entre o Desejo e o Dever

“O peito do nosso general, que no tumulto das grandes batalhas rebentava com as fivelas de sua couraça, agora abriga um coração que renega toda temperança e se torna o fole e o abano que refrescam a luxúria de uma cigana.”

The Tempest

imgres


O que você faria se tivesse o controle total sobre seu inimigo, aquele que tirou seu reino e o despojou de tudo que tinha? É a vingança perfeita, basta agora executá-la. É para chegar nesta situação que Shakespeare constrói cada detalhe da peça A Tempestade, possivelmente sua última.

O Mercador de Veneza

herberttree

     Eu levo o mundo como o mundo é, Graciano; um palco, onde cada homem tem o seu papel, e o meu é triste.

O Mercador de Veneza é uma das comédias do grande dramaturgo inglês e mais um painel das características humanas. …

MacBeth

pocket203(1)

Tens medo de ser na própria ação e no valor o mesmo que és em teu desejo? Queres ter aquilo que, por tua estimativa, é o adorno da vida e, no apreço que tens de ti mesmo, levas a vida como um covarde, não é assim? …

Júlio César

la-morte-di-cesare-1805-vincenzo-camuccini

A história da morte de Júlio César é bem conhecida. Ao retornar de uma de suas campanhas, é brutalmente assassinado no senado por um grupo de conspiradores, que incluía seu filho adotivo, Brutus. Shakespeare utiliza esse fato histórico para colocar o problema das convicções políticas. …


u© MARCOS JUNIOR 2013