A Fortaleza Escondida (1958)

Dois aldeões, misto de cômicos e trágicos, atravessam um território devastado pela guerra no Japão feudal. Tentaram a sorte nos combates para descobrirem, ao chegar ao campo de batalha, que a guerra terminara e pertenciam ao lado perdedor. Por acaso, acabam tropeçando com um montanha de ouro, uma princesa procurada e um general samurai que a protege e tenta levá-la para reassumir seu trono. A partir desta premissa simples, Kurosawa constrói mais uma aventura que mistura comédia, tragédia e visão de uma época.

hidden_fortress


Boa parte do elenco tinha trabalhado no épico Os Sete Samurais, agora em uma inversão de papéis que ressalta o talento de seus atores. O transloucado samurai no filme anterior é agora o general que protege a princesa; o samurai lenhador é um dos aldeões.

Kurosawa inova ao narrar suas aventuras do ponto de vista dos personagens mais frágeis e de moral duvidosa do filme, os dois aldeões. George Lucas sempre reconheceu neste filme uma das inspirações para Guerra nas Estrelas, uma Nova Esperança. Os aldeões foram substituídos por dois andróides, o samurai por um cavaleiro Jedi.

Em certo momento a princesa, duvidosa, pergunta ao samurai como teriam certeza da coloboração dos dois. Ele responde que bastaria colocar uma carga de ouro nas costas de cada um e a cobiça deles se encarregaria do resto. Kurosawa retoma uma das premissas de Os Sete Samurais, a cobiça de lavradores endurecidos pelas constantes guerras. Desta vez, entretanto, não há remissão, ambos atravessam toda a estória sem mudarem suas tendências.

Outro ponto interessante do filme é a percepção crescente que a princesa vai adquirindo da situação dos camponeses. Perto do fim, ela comenta diante da morte eminente que se aproximava que aqueles dias de jornada haviam sido os mais ricos e felizes da sua existência, um contraste com sua vida de futilidade dentro do palácio. A aventura tinha transformado-a e fizera mais por um futuro reinado do que qualquer lição que tenha aprendido na vida. As privações e perigos abriram seus olhos para o sofrimento dos mais humildes.

Um dos melhores momentos da película é o duelo entre o samurai com o general do exército inimigo. Após a vitória do primeiro, ele recusa-se a executar o segundo, que por causa disso é duramente castigado por seu líder, situação que será crucial para os heróis no final da trama.

A Fortaleza Escondida é mais um grande filme de Kurosawa e uma amostra genuína de como um filme de aventuras deve ser. Mais uma influência sua na indústria do cinema e uma amostra de sua genialidade, uma das melhores mentes a terem se dedicado à arte de fazer filmes.


u© MARCOS JUNIOR 2013