It Happened on Fifth Avenue (1947)

Dados básicos

Produção americana de 1947, dirigida por Roy Del Roth com Victor Moore (McKeever), Charles Rugghes (Michael O'Connor), Don De Forge (Jim) e Gale Storm (Trudy)

Do que se trata

Um morador de rua(McKeever) passa o inverno na mansão de um milionário na quinta avenida, invadindo-a todo ano quando este se retira para a Flórida para fugir do clima. Acaba convidando um ex-militar desmobilizado da II Guerra Mundial que perde a moradia ao ter seu prédio implodido ao ser comprado justamente pelo milionário dono da casa onde McKeever mora como "hóspede". A situação vai se complicando e logo estão todos morando escondidos lá, inclusive o próprio O'Connor.

images

Temas

Felicidade, moradia, amor, riqueza, amizade

Aspectos positivos

- a situação é tão inverossímil, mas tão inverossímil, que funciona!

- um filme que aborda a questão da moralidade e da falsa felicidade, que se origina quando o riqueza material não caminha em compasso com a riqueza espiritual.

- boas atuações, especialmente de Rugghers, como o milionário que recebe uma lição de vida e descobre que sem amigos não há verdadeira felicidade

- o filme tinha tudo para se transformar em uma comédia de tipo mais físico, mas Del Roth faz a opção correta de evitar esse caminho e manter a seriedade, mantendo os limites que estabeleceu para a história.

Aspectos negativos

- alguns personagens perdem a função de uma hora para outra e passam a existir quase como parte do cenário

Avaliação

Um bom filme que tem um tratamento que lembra muito os grandes filmes de Frank Capra. A felicidade não depende da quantidade de dinheiro que se tem no bolso, mas do que fazemos com ele e, sobretudo, de como nos relacionamos com as pessoas a nossa volta.

Classificação

Recomendo para quem gosta de filmes que tratem de questões morais com elegância e dando espaço para reflexões.



u© MARCOS JUNIOR 2013