Lord of War -  2005

c-senhordasarmas_r

Sinopse:

Nicolas Cage é Yuri Orlov, um negociante de armas que nunca viu sua prática profissional com olhos éticos. Apesar de fornecer armas para países pobres, imersos em conflitos civis, entre outros compradores, Yuri sempre encarou muito bem seu trabalho, que o deixou extremamente rico e poderoso. No entanto, começa a pensar melhor em sua vida quando é perseguido por Jack Valentine (Ethan Hawke), um agente da Interpol. (Fonte: cinema.yahoo.com.br)


Comento:

Comecei a ver este filme antes de dormir e não consegui parar. É uma imagem de como a degradação humana e o sucesso pessoal podem conviver passo a passo ao lado de um homem. Orlov se torna rico e poderoso à medida que vai decaindo moralmente em uma viagem sem volta.

Mais do que um retrato um tanto espetaculoso do contrabando de armas, o filme mostra a dura realidade africana, onde ditadores vivem em "ilhas" isoladas de seu povo. O presidente da libéria é um sanguinário assassino que procura passar uma imagem de sofisticação.

Vic, o irmão de Yuri, é sua consciência que se torna impotente para tentar fazê-lo refletir sobre a extensão de seu modo de ganhar a vida. Sua degradação é a própria degradação moral de Yuri.

Não é um filme brilhante, longe disso, mas extremamente eficiente. A desilusão do agente Valentine ao finalmente conseguir as provas que poderiam condenar Yuri e descobrir que seu trabalho de uma vida foi em vão é um dos pontos altos do filme.


u© MARCOS JUNIOR 2013