Superman (1978)

Embalado por Superman, o Retorno resolvi assistir o Superman original. Impressionante como fica cada vez melhor. No meio da confusão de efeitos especiais e cenas de ação de hoje aumenta o valor de um filme que equilibra ação, aventura, romance, comédia e suspense. É difícil falar do impacto deste filme para toda uma geração que como eu assistiu no cinema as aventuras do homem de aço em sua versão definitiva de Richard Donner.

Donner apresenta um Superman com uma semelhança com Cristo, principalmente pela mensagem deixada por Jor-el para seu filho Karl. Mas apenas tateou neste sentido, o que vale aqui é a busca do bem pelo personagem, que constitui inclusive sua maior vulnerabilidade.

superman02

Reeve foi tão perfeito no papel que nunca conseguiu se libertar dele, e impediu durante muito tempo que qualquer ator se aventurasse a viver o Superman nas telas. No filme lançado este ano os produtores escolheram um ator para interpretar Reeve, e não Superman.

Existe grandes cenas no filme, como a "estréia" do superman em Metrópolis salvando Louis da queda de um helicóptero, ou o vôo mais romântico da história do cinema. Um filme grandioso e muito bem realizado.

Como disse um dos grandes momentos do filme é o vôo de Superman e Louis. O vôo é embalado pelos pensamentos da repórter. Segue abaixo este pensamento:


Can you read my mind?

Do you know what is is that you do to me?

I don't know who you are

Just a friend from another star 


Here I am like a kid out of school 

Holding hands with a god

I'm a fool


Will you look at me Quivering

Like a little girl

Shivering 

You can see right through me 


Can you read my mind? 

Can you picture the things I'm thinking of?

Wondering why you are

All the wonderful things you are 


You can fly!

You belong in the sky! 

You and I 

Could belong to each other 


If you need a friend

I'm the one to fly to

If you need to be loved 

Here I am


(Texto de Dezembro de 2006)

Read my mind

u© MARCOS JUNIOR 2013