Três Homens em Conflito (The Good, The Bad and the Ugly, 1966)

Sergio Leone conseguiu sua obra prima com Três Homens em Conflito. Uma obra definitiva que deixaria uma marca sobre qualquer outro que viesse depois; o gênero passava a ter seu ponto de comparação absoluto.

good_bad_ugly

Clint Eastwood é "blondie", pelo menos a alcunha que Tuco(Eli Wallach), o feio do título, lhe deu. A terceira ponta do triângulo é Olhos de Anjo(Lee Van Cleef), o mau, que de anjo não tem nada. Todos os três são pistoleiros endurecidos que atravessam uma Guerra Civil que devasta o país tentando sobreviver cada um a sua maneira. Acostumados a desconfiar de todos, só fazem alianças breves por objetivos definidos.

Por uma ironia do destino, ficam sabendo de um tesouro enterrado em um cemitério. O problema: Olhos de Anjo conhece a estória, Tuco o nome do cemitério, Blondie o nome da cova. Nenhum deles é capaz de encontrar o dinheiro sozinho, é preciso de aliar-se uns aos outros.

Tudo é magnífico neste filme. As atuações, a estória, as paisagens, a tensão, a trilha sonora, os conflitos e a crueldade de uma Guerra que destruiu parte do país. Em um determinado momento, Tuco e Blondie assistem um combate sangrento entre confederados e a União. O personagem de Eastwood comenta que nunca havia assistido tamanho desperdício de homens.

A cena final é antológica. Os três pistoleiros já não precisam uns dos outros e encontram-se no meio do cemitério, prontos para sacar suas armas. O dilema é um só, em quem atirar. Se atirar em A e B resolver atirar nele, está morto. Poranto, para sobreviverem, é preciso que dois pistoleiros atirem na mesma pessoa. Em quem confiar?

Um filme magnífico, que prende a atenção do especator por quase três horas. Leone estica os momentos de tensão ao máximo, capturando cada detalhe de instantes que parecem eternos. Com uma trilha inspiradíssima de Ennio Morricone, Três Homens em Conflito é uma obra que figurará para sempre como um marco do cinema, uma de suas pérolas raras.


Quotes:


Blondie: I've never seen so many men wasted so badly.


Blondie: You see, in this world there's two kinds of people, my friend: Those with loaded guns and those who dig. You dig.


[Tuco has captured Blondie and is planning to hang him] 

Tuco: Get on that stool and put the rope around your neck. I have a different system, my friend; I don't shoot the rope, I shoot the legs from under the stool.

[Sound of distant rumbling] 

Tuco: Even when Judas hanged himself there was thunder. 

Blondie: That might be cannon fire. 

Tuco: Thunder or cannon fire, it's all the same to you. Adios, Blondie.


Blondie: [counting Angel Eyes' men] One, two, three, four, five, and six. Six, the perfect number. 

Angel Eyes: I thought three was the perfect number. 

Blondie: I've got six more bullets in my gun.

u© MARCOS JUNIOR 2013