Livros lidos: 2011

1. Enquanto Agonizo(William Faulkner): foi o primeiro livro que li do Faulkner, movido pela admiração que o Llosa tem pelo cara. E que livro! Não tem como esquecer a saga de uma família para transportar o corpo da matriarca para o local onde desejou ser enterrado. Uma verdadeira viagem no coração americano dos anos 20.

2. O Americano Tranquilo(Graham Greene): aqui dá para ter uma idéia do buraco que os americanos se enfiariam anos depois no Vietnã. O paralelo que Greene faz da passagem do domínio do oriente da Europa envelhecida para a energia americana com o triângulo amoroso foi primoroso. Coisa de gente grande.

3. Helena(Machado de Assis): Longe de ser um dos livros mais badalados do Machado, Helena é uma de suas melhores obras pois retrata a impotência do homem diante de uma série de mal entendidos que nos conduzem a erros sem retorno.

4. Liberty Bar(George Simenon): os retratos da alma humana que Simenon faz são impagáveis. Um livro triste e sombrio que mostra o que pode ser a velhice de um homem.

5. Oliver Twist (Charles Dickens): crueldade é pouco para alguns personagens do livro, mas como sempre Dickens nos lembra que existem pessoas capazes de fazer o bem. Só assim é possível uma sociedade.

u© MARCOS JUNIOR 2013