Moondog Matine - The Band (1973)

Moondog Matinee é considerado uma espécie de obra menor do The Band por muitos críticos. Tudo porque depois de Rock of Ages, um album ao vivo daqueles obrigatórios, a banda deu uma parada. Ao invés de voltar com material próprio, resolveram gravar um disco de covers, dando início a boatos que Robbie Robertson não estava mais conseguindo compor.

De minha parte estou cada vez mais convencido que a banda não conseguiu fazer uma "album menor". Existem uns melhores que os outros, mas todos são incríveis. Tudo porque a banda era formado por 5 músicos completos, capazes de trocar de instrumentos e inovar a cada canção.

É interessante notar que os covers escolhidos são relativamente desconhecidos, exceto por uma linda versão de The Great Pretender. Mesmo quando escolheram uma música de Chuck Berry optaram por uma lado B do lado B, Promissed Land. Diz a lenda que o guitarrista adorou.

Destaques para a voz magistral de Richard Manuel em Share Your Love, as duas baterias (Manuel e Billy Mundi) em Mystery Train, a interessantíssima Ain't Got No Home e o fecho de ouro com A Change Is Gonna Come de Sam Cooke.

B00005B4G9.01._SCLZZZZZZZ_


u© MARCOS JUNIOR 2013