Rory Gallagher (1971)

Rory Gallagher - Rory Gallagher

Rory Gallagher apareceu para o mundo do rock com sua banda Taste no fim dos anos 60. Conseguiu ser uma das atrações do já legendário festival Isle of Wight na Inglaterra, menos famoso mas muito melhor que o Woodstock, que ocorreu um ano antes. Com o fim da banda no início dos 70, Gallagher, guitarrista e vocalista, lançou seu primeiro album solo em 1971, recebendo seu próprio nome.


E que disco de estréia! Aos 23 anos, já demonstrava domínio completo de sua técnica e talento de sobra para compor. Ao contrário de muitos egocentricos, fez questão de montar uma banda afiada e dar espaço para seus companheiros também brilharem, resultando em um grupo coeso e extremamente talentoso.


Em seu primeiro album, não só mostrou diversidade com composições de puro rock (Laudromat), baladas (I Fall Apart), folk (Just The Smile), blues (Wave Myself Goodbye), como também o fez com extremo talento mostrando que uma coisa é arranhar um estilo, outra bem diferente é dominá-lo. Gallagher mostra que para fazer arte é preciso antes compreedê-la para então inovar com seu estilo próprio; mais do que um guitarrista talentoso, era um verdadeiro artista.


Fall Apart é um exemplo perfeito de seu talento. Uma balada extremamente melódica, com uma excepcional trabalho de guitarra que termina em um crescendo constante até a explosão final que deixa o ouvinte admirado. Coisa de gente que sabe.


Rory Gallagher é um album rico e uma amostra inegável que um novo guitarrista tinha chegado para ficar. Que nunca tenha alcançado o reconhecimento que merece é um destes mistérios que só o rock'n'roll consegue, ou não, explicar. O jovem irlandês foi uma prova que para fazer um bom rock não basta só talento, mas também paixão. Isso ele tinha de sobra.

u© MARCOS JUNIOR 2013