Tumbleweed Connection - Elton John

200px-Elton_John_-_Tumbleweed_Connection

Tumbleweed Connenction é o segundo álbum de Elton John. Lançado em 1970, é totalmente inspirado nos dois primeiros álbuns do The Band e nas composições de Robbie Robertson. Elton e Bernie Taupin fizeram uma homenagem ao oeste americano em um disco quase conceitual. E estavam inspiradíssimos.

É um disco belíssimo, sem nenhum hit, coeso em todas as canções. Os músicos que acompanharam Elton neste album deram um show a parte. As linhas de baixo são magníficas, como pode ser escutado em "Country Confort" e "Ballad os a Well Known Gun". A "cozinha" que acompanharia Elton em boa parte de sua carreira, Nigel Olssem e Dee Murray já mostravam seu talento em "Amoreena".

Em "Were to Now St Peter", Taupin apresenta uma letra inspirada sobre o céu e o inferno, o destino do homem após a partida, tudo casado em uma música belíssima:


So where to now St. Peter

If it's true I'm in your hands

I may not be a Christian

But I've done all one man can

I understand I'm on the road

Where all that was is gone

So where to now St. Peter

Show me which road I'm on


"Love Song" é uma balada improvável escrita por Leslie Duncan, também com versos belíssimos:


Love is the opening door

Love is what we came here for

No one could offer you more

Do you know what I mean?

Have your eyes really seen?


E claro, tem Elton John. O homem dá um show neste disco. Tanto nos teclados como nos vocais, sempre na medida certa, sem exageros, sem destoar.

Tumbleweed Connection é um trabalho coeso e muito bem feito de um grande artistas. Só isso já garante seu lugar na história.


u© MARCOS JUNIOR 2013