Nate Silver - O Sinal e o Ruído

Nate Silver, 2012


imgres

Autor e Obra


Nate Silver é um estatístico que ficou famoso nos Estados Unidos inicialmente com suas previsões sobre Baseball, mas que se consolidou com uma referência em previsões com seu índice de acerto nas duas últimas eleições americanas. Blogueiro, dedica-se a criar modelos para fazer previsões nos mais diversos campos como política, economia, esportes, premiações e etc. Em 2012 publicou o livro O Sinal e o Ruído.


Breve Resumo


O tema do livro são os erros de previsão. Nate observou que o grande acúmulo de informações que caracterizam os dias atuais não estavam se refletindo em uma melhora no resultado das previsões de especialistas nos mais diversos campos; mais ainda que estavam piorando. Usando diversos exemplos, Silver demonstram que juntamente com sinais que apontam determinados resultados, os ruídos atrapalham a percepção e levam esses especialistas a confundir as duas coisas e aumentar o grau de erro em suas previsões. Sua tese é que o aumento do ruído foi desproporcional ao aumento do sinal, contribuindo para uma maior dificuldade em se fazer previsões acuradas. 


Principais idéias


  1. Os analistas resistem a considerar casos foram da amostragem e com isso deixam de perceber que os dados que possuem não são mais demonstrativos da população que se deseja analisar.
  2. Retomando uma percepção de Tostói, das pessoas que sabem muitas coisas pequenas (raposas) e das que sabem uma coisa grande (porco-espinho), Nate mostra que aquelas que julgam ter uma explicação geral para a sociedade e o mundo erram mais do que os que não possuem teorias que expliquem o conjunto.
  3. Analistas ignoram resultados que fogem a série histórica e selecionam no tempo o que interessa para chegar em um resultado desejado, eliminando as incertezas.
  4. Analistas escondem as incertezas de suas projeções (margens de erro).
  5. É impossível se fazer uma previsão precisa quando se extrapola em uma escala exponencial.
  6. O volume de informações aumenta de forma exponencial, mas apenas uma pequena parte dela é útil. A relação sinal-ruído pode estar em declínio.
  7. Para que as previsões melhorem é preciso que sejam criticadas com rigor, inclusive, e principalmente, por quem as faz.


Aplicações pessoais


  1. Questionar o resultado de previsões, buscando obter mais informações sobre os métodos utilizados e as possíveis fontes de erro.
  2. Ter especial cuidado com previsões que confirmem uma teoria que eu aceito para evitar o efeito porco espinho.
  3. Procurar sempre ampliar a visão sobre os fatos que dão origem a previsões.


Citações


"Enfrentamos apuros sempre que o aumento da quantidade de informações ultrapassa nossa capacidade de processá-las" 


"Contudo, este livro é enfaticamente contra a idéia niilista que não existe verdade objetiva. Afirma, ao contrário, que a crença nela e o compromisso de buscá-la é o primeiro pré-requisito para realizar previsões melhores. O próximo compromisso do especialista em previsões é constatar que percebe a verdade".


"Os seres humanos têm uma enorme capacidade de ignorar os riscos que ameaçam seu meio de vida, como se assim essas ameaças se afastassem." 


u© MARCOS JUNIOR 2013